sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PMs acusados de atirar em menor vão a júri popular em Manaus

Adolescente foi baleado em agosto de 2010; Ministério Público denunciou cinco
A Justiça do Amazonas decidiu, nesta sexta-feira (21), que cinco policiais militares envolvidos na tentativa de assassinato de um adolescente de 14 anos, baleado em Manaus (AM) em agosto de 2010, vão a júri popular. O Ministério Público estadual encaminhou, na última terça-feira (18), o pedido para cinco dos setes PMs investigados pela polícia no caso irem a júri. O juiz responsável, Mauro Antony, aceitou a denúncia do MP e informou que o júri deverá ocorrer em 2012. A data ainda será marcada. Os cinco acusados estão presos no Comando Geral da Polícia Militar de Manaus e deverão ficar detidos até o julgamento. Os outros dois PMs - que foram investigados pela polícia, mas não foram denunciados pelo MP - eram motoristas das viaturas que atenderam a ocorrência no dia do crime. De acordo com o juiz, eles não viram a ação e não tiveram responsabilidade sobre a conduta dos demais acusados.

O crime

O caso ficou conhecido após o vídeo em que o menor aparece sendo baleado "vazar" para a imprensa. Após as investigações, o Ministério Público do Amazonas concluiu, em maio, que os policiais acusados de atirar mentiram durante a apuração dos fatos. A perícia constatou, com a ajuda do vídeo, que não havia sinais de tiroteio e que os envolvidos agiram de forma cruel ao atirar no adolescente. A versão dos policiais de que eles agiram em defesa própria é falsa, na opinião da Promotoria. 
A perícia afirmou ainda que o garoto não estava armado no momento do crime. Em depoimento, os policiais chegaram a alegar que não tinham participado da ação e que as imagens do vídeo que vazou teriam sido editadas. 
Eles ainda disseram que o menor fazia parte de um grupo de traficantes de Manaus. Segundo o Ministério Público, o jovem não tem antecedentes criminais.
Relembre o caso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário