terça-feira, 20 de setembro de 2011

Juízes baianos vão a Brasília pedir mais segurança

Uma comitiva de juízes baianos viajará para Brasília com o objetivo de pedir mais segurança aos magistrados no Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público, nesta quarta-feira, 21, data na qual haverá uma mobilização para marcar a data, também na capital federal. O ato está programado para começar às 11 horas no Salão Negro do Congresso Nacional, seguido por uma caminhada até a Praça dos Três Poderes, com concentração em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido de segurança para os juízes tem relação direta com a morte da juíza criminal Patrícia Acioli, assassinada no dia 12 de agosto com 21 tiros na porta da casa onde morava em Niterói, no Rio de Janeiro. Juíza titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, foi responsável pela prisão de cerca de 60 policiais ligados a grupos de extermínio nos últimos dez anos. 

Na Bahia, os magistrados também convivem com a insegurança. Segundo levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Estado ocupa o terceiro em número de juízes que solicitaram escolta policial, ficando atrás apenas do Paraná, com 30,e do Rio de Janeiro, com 13. O resultado mostra que 10 juízes baianos, entre o segundo semestre de 2010 e o primeiro deste ano, estavam sendo ameaçados.

A presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Nartir Dantas Weber, chamou a atenção para a vulnerabilidade que estão sujeitos os magistrados. “No interior e na capital, é muito difícil controlar a entrada de pessoas armadas em audiências e julgamentos, faltam policiais nos fóruns”. 

Remuneração – A categoria também aproveita a ocasião para reivindicar questões como Política Remuneratória (correção dos subsídios), Previdência Pública (resgate da integralidade) e por condições mais dignas de trabalho.
Fonte: Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário