sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Governo proíbe mamadeiras feitas com bisfenol-A

Anvisa diz que é medida de prevenção; EUA e União Europeia já aderiram.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a fabricação e a entrada no país de mamadeiras feitas com a substância Bisfenol A. Os fabricantes e importadores terão 90 dias, a partir da publicação no Diário Oficial da União, para cumprir a determinação.
As mamadeiras fabricadas ou importadas dentro do prazo de 90 dias poderão ser comercializadas até 31 de dezembro deste ano.
A decisão publicada nesta quinta-feira (15) está baseada em estudos recentes que apontam riscos à saúde decorrentes da exposição ao BPA, mesmo quando ela ocorre em níveis inferiores aos que atualmente são considerados seguros.
Apesar de não haver resultados conclusivos sobre o risco do Bisfenol A, a decisão da Anvisa atende ao princípio da precaução e busca proteger as crianças de 0 a 12 meses.
Países da União Europeia e o Canadá já proibiram. Os do Mercosul devem tomar a mesma medida em breve.
O Bisfenol A está presente no policarbonato, que é uma substância utilizada na fabricação de mamadeiras. A decisão de proibir o uso da substância na composição desses produtos levou em consideração o fato de o sistema de eliminação do BPA pelo corpo humano não ser tão desenvolvido em crianças na faixa etária de 0 a 12 meses. O principal substituto do policarbonato, nestes utensílios, é o polipropileno.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário